Com aplicativo, STN ganha tempo, economia e segurança em processos internos
O que fazer quando um profissional da equipe precisa de novos equipamentos de proteção individual? No caso da STN Empreendimentos e Construções, o desenvolvimento e a implantação de um aplicativo eliminou burocracias para atender essa e muitas outras demandas, enquanto oferece benefícios diretos à gestão do almoxarifado. Os resultados vão além do atendimento rápido àquela necessidade e alcançam até mesmo a escolha de fornecedores.
A STN atua em diversas frentes de trabalho paralelas em locais igualmente variados. Desta forma, a gestão do estoque e do almoxarifado precisou ser aperfeiçoada para atender com agilidade suas equipes sem gerar interferências nos prazos dos clientes.
A diretoria optou, em 2018, por um aplicativo capaz de auxiliar nesta área. O aplicativo em questão foi totalmente desenvolvido internamente pelo setor de Business Inteligence e, desde então, os resultados surpreenderam e contribuíram com o avanço em aspectos de segurança, financeiros e até mesmo no meio ambiente. Um dos principais objetivos do setor é facilitar a vida de todos os demais setores da empresa, usando a tecnologia como principal aliada no desenvolvimento de ferramentas transformadoras para o dia a dia.
Com o aplicativo, os resultados já foram mais que comprovados a partir de dados que permitem conhecer melhor desde a durabilidade de peças usadas por funcionários até o abastecimento do estoque no tempo certo. O fluxo de dados entre setores pelo aplicativo acontece, por exemplo, quando um profissional precisa de determinado EPI. Neste momento, seu líder faz o pedido pela plataforma diretamente ao setor de compras. De forma imediata a utilização do aplicativo interfere positivamente no tempo de entrega do item e na redução do uso de papéis, eliminando etapas burocráticas em arquivos físicos.
Ao mesmo tempo, o abastecimento frequente com dados gerou efeitos ainda mais profundos e impactantes na empresa. O setor de compras passou a ter informações precisas, por exemplo, da durabilidade de itens e, quando necessário, encontrar fornecedores com o melhor custo-benefício.
“Foi uma ação que trouxe grandes resultados para a empresa. O aplicativo foi um investimento que, alguns anos depois, já demonstrou todo o seu potencial, inclusive aumentando a segurança dos profissionais. Assim como usamos a tecnologia em nossas obras e projetos, também estamos sempre atentos às formas como ela pode nos ajudar internamente”, conclui Roberto Mangoline, Business Inteligence da STN Empreendimentos e Construções.